Sabemos que a cozinha é considerada um dos cômodos mais importantes não é mesmo?! Afinal, é ali onde toda a família se reúne para apreciar um belo prato e aproveitar para jogar conversa fora. Por se tratar de um ambiente de interação, muitos buscam por uma casa com cozinha integrada e saiba que essa alternativa também pode ser adaptada em uma casa container.
Independente do tamanho do projeto em container, é possível garantir um melhor aproveitamento de espaço através da cozinha integrada. Para isso, você deve levar em conta alguns fatores que são imprescindíveis, os eletrodomésticos que serão instalados na cozinha integrada de sua casa container.
Separe um espaço para a geladeira, armários, fogão e outros objetos que deseje, caso prefira o cooktop, já providencie o lugar que ele será colocado, para não ter problema com a falta de espaço depois. Uma boa dica para criar um layout agradável e com um espaço suficiente para a cozinha integrada da casa feita de container é posicionar os móveis utilizando o método de triângulo imaginário entre a pia, fogão e a geladeira.
Dicas de como montar uma cozinha integrada em sua casa container
Cozinha integrada pequena
Se você tem uma cozinha com um espaço bem reduzido em sua casa container, não se desespere. Basta saber aproveitar as paredes e posicionar os armários que precisa. Em relação à bancada da pia, procure deixá-la próxima da janela e o ideal é utilizar o modelo de fogão com forno acoplado, para conseguir aproveitar melhor o espaço.
Tome cuidado com geladeiras muitas grandes para não comprometer a mobilidade da cozinha integrada. Evite o acúmulo de objetos e dê preferência aos móveis multifuncionais. Para espaços pequenos, opte por puxadores embutidos, pois, além de criarem um visual mais limpo, evitam que você esbarre neles enquanto cozinha. Ou se preferir, aposte no sistema em que portas e gavetas se abrem com um leve toque.
Cozinha integrada média
Casas containers com cozinhas médias oferecem uma melhor circulação, portanto não será difícil adaptá-la a uma cozinha integrada. Porém, lembre-se que o layout não pode e nem deve atrapalhar a circulação das pessoas e por isso você deve pensar em algo prático e funcional para sua cozinha integrada na casa feita de container.
Ao contrário do que muitos pensam, a iluminação é um grande fator decisivo nesse tipo de cômodo, pois quando feita sob medida, influenciará diretamente no perfeito funcionamento da cozinha.
Para isso, procure transmitir maior luminosidade na área da bancada, pois a claridade é indispensável para a higiene e o preparo dos alimentos não é verdade?! Por conta de a cozinha integrada compartilhar espaços e promover maior interação entre as famílias, o ambiente deve ser algo bem agradável e convidativo.
E quanto mais espaço melhor e a cozinha integrada média na casa container permite projetar uma bancada maior para atender as demandas dos moradores. Além do mais, é permitido ainda incluir armários com divisórias para guardar os utensílios de cozinha.
Cozinha integrada grande
Agora cozinhas muito amplas são ideias para montar uma espaço integrado com aquela bancada generosa e vários armários para organizar utensílios, panelas e louças.
Em ambientes mais amplos, a recomendação é aproveitar o espaço de acordo com a rotina do morador. Ou seja, para quem recebe amigos e familiares com frequência pode apostar em uma ilha central, pois permite acomodar os convidados e ao mesmo tempo eles têm a possibilidade de interação com as outras pessoas que estão preparando as refeições.
O único cuidado que deve ser observado é que a ilha não deve interferir na circulação e na abertura de armários e geladeira. Você pode ainda incluir uma copa para refeições rápidas ou até mesmo a divisão entre duas cozinhas. A dica é apostar sem medo em móveis planejados para a inclusão de armários e diversos tipos de gavetas e portas.
Não importa o tamanho da sua cozinha integrada, a recomendação é: nunca comece sem um projeto pronto em mãos. Até porque, qualquer detalhe faz toda a diferença em um ambiente planejado.