Conheça o projeto de Fábrica Container desenvolvido na China
Imagina poder criar uma fazenda container do zero com design inovador, espaços inteligentes e principalmente com soluções sustentáveis que permitam auxiliar na preservação do meio ambiente?! Pois bem, é exatamente isso que um projeto chinês foi capaz de desenvolver na cidade de Shanghai garantindo a integração da maior fábrica de alimentos orgânicos da cidade, a Tony’s Farm.
O projeto customizado é composto por um complexo de edifícios à base de contêineres que dão vida a ambientes que garantem a transparência da fazenda no processo de fabricação das frutas e vegetais, deixando o consumidor mais confiante e seguro em relação a qualidade dos produtos que irá comprar.
O projeto de container pode parecer um conceito impossível de ser colocado em prática, porém o projeto da Tony’s Farm localizada na cidade de Shangai, na China, demonstra o contrário. Visando a integração da fábrica e os seus respectivos processos com o seu público consumidor, a fazenda desenvolveu um projeto de container composto por vários edifícios com espaços de recepção, área VIP, armazém com as frutas e legumes fabricados na fazenda, além de um futuro hotel com os novos escritórios da empresa.
Esses edifícios foram desenvolvidos em uma planta de conceito espacial contínuo garantindo que os ambientes internos e externos fossem conectados para facilitar a ambientação dos visitantes. Mas, não são apenas os visitantes que são beneficiados com o projeto inovador, os trabalhadores também ganharam novos espaços de lazer e de trabalho com possibilidade de realizar reuniões ao ar livre e entre outras atividades que são necessárias no dia a dia da fazenda.
O papel dos Contêineres no projeto da Tony’s Farm
Os contêineres usados no projeto da fazenda foram adaptações a situações específicas para que os espaços pudessem transmitir conforto, além de serem funcionais – mesmo com as dimensões padrão. Com isso, adaptou os milhares de contêineres em diferentes orientações permitindo fugir do óbvio e ainda garantir que a sua estrutura se conectasse com as terras agrícolas circundantes.
Vale ressaltar que a fazenda container foi desenvolvida com três andares, por isso os contêineres são empilhados de forma estrutural mantendo a segurança da construção e o conceito espacial contínuo. Esses três andares são divididos em espaços como escritórios, armazém, sala de produção e entre outros que garantem mais funcionalidade ao edifício, além de maior liberdade aos trabalhadores e a possibilidade de os consumidores adentrarem na fazenda a fim de conhecer o seu dia a dia.
Um dos destaques do projeto customizado em container é o fato de os arquitetos terem mantido a aparência rígida, mesmo com a necessidade de realizar um trabalho de impermeabilização e isolamento, e para isso foi necessário usar vigas de aço mantendo-as visíveis ao longo dos ambientes para contrastar diretamente com os detalhes tectônicos áspero do sistema modular.
Outro detalhe importante é a forma como as estruturas modulares foram emolduradas. No projeto elas foram exploradas em sua forma aberta ou fechada com 6 orientações. Aliás, mesmo com essas diferenciações, o conceito espacial foi mantido para integrar toda a estrutura.
A sustentabilidade no projeto de Fábrica Container
Este projeto não tinha apenas o apelo da aproximação da empresa com o consumidor, mas também estratégias que permitissem reduzir o consumo de energia do edifício garantindo mais sustentabilidade. O uso dos contêineres já é uma forma de reduzir os impactos da construção civil no meio ambiente, porém o projeto da fazenda foi além e optou pelo uso de materiais reciclados no desenvolvimento dos edifícios, assim como materiais ecologicamente sustentáveis e que são de crescimento rápido.
Outro detalhe interessante é que as portas originais do sistema modular foram perfuradas e usadas como “cortinas” nas fachadas externas que estejam expostas ao sol, assim é possível minimizar o ganho de calor solar e a redução do uso de equipamentos elétricos como o ar condicionado ou sistema de aquecimento de piso – que aliás, funcionam a partir de uma bomba de calor geotérmica.
No projeto também foram usados sistemas de ventilação controlada que otimizam as taxas de troca de ar e minimizam a perda de energia por aeração controlada e a iluminação em LED que passa a reduzir de forma eficiente o consumo geral de eletricidade ao longo de todos os edifícios.
Esse tipo de projeto costuma gerar muita curiosidade nas pessoas pelo fato de abrigarem espaços nunca imaginados em um container. Portanto, fica claro a possibilidade de usar o container para construir casas, restaurantes e inclusive uma fazenda container com diferentes ambientações.
Com a nossa empresa de venda de casa container você pode desenvolver o projeto que considerar interessante para o seu terreno e para isso basta entrar em contato com a nossa equipe.