A Construção em Container é uma Opção Sustentável Muito Utilizada Hoje em Dia, mas Como Surgiu? Conheça sua História e Por Que é um Sucesso.
O Inicio da Construção em Container
Os containers sempre foram amplamente utilizados na construção civil, porém a construção em container não era o que ocorria: os containers estavam nos canteiros de obras como almoxarifados, depósitos de materiais, salas de reuniões, depósitos de arquivos, escritórios, refeitórios, guarda-volumes, entre outros.
Entretanto, ainda que as primeiras edificações feitas através da construção em container surgiram ao longo da década de 60, como forma de abrigos temporários nas guerras, foi apenas nos primeiros anos da década de 2000 que países como a Inglaterra, Estados Unidos, Japão, Alemanha e alguns outros países europeus se tornaram os pioneiros na construção em container, uma vez que, devido ao grande número de importações feitos de países como a China, muitos containers estavam desativados nos portos dos países citados acima e era preciso fazer algo com eles.
A partir da necessidade de reduzir o estoque de containers desativados, esses países começaram os primeiros projetos da construção em container, com edificações para outros fins: edifícios residenciais, hotéis, escolas, abrigos, pavilhões de exposições, entre outros. Dessa maneira, desde os anos 2000, a construção em container passou a ganhar forma com edificações tais como o Container City 1 e 2 na Inglaterra (2000-2001), o Museu Nomadic Nova Iorque/Santa Mônica (2005-2006), o dormitório de Keetwonen em Amsterdã (2006), entre outras consideradas as primeiras edificações da arquitetura tradicional feitas a partir da construção em container.
Desde então, os containers têm ganhado cada vez mais espaço tanto na arquitetura quanto na construção civil e a construção em container já é vista em todos os países, pois a produção e uso dos containers para o transporte marítimo segue de forma massiva, fato que possibilita à construção em container obter custos reduzidos e caráter ecológico. Devido a essas e outras características que em breve apresentaremos, a construção em container se tornou algo atrativo tanto para as empresas como para os clientes.
Sustentabilidade: Construção em Container está em Alta
A realidade é que, comparada ou não à alvenaria, a construção em container possui diversos benefícios que fazem a diferença antes, durante e após a construção em si. Os containers normalmente são pré-fabricados, modulares, compactos, robustos, resistentes às intempéries e podem ser transladados e instalados conforme a necessidade, características que lhe dão flexibilidade pois o fato de ser modular lhe garante agilidade no processo de montagem e desmontagem das edificações, além de possibilitar a construção em etapas, de acordo com as demandas dos usuários.
Outro ponto extremamente importante de se levar em consideração na construção em container é a sustentabilidade. Antes da construção, eles têm seu caminho modificado e ao invés de serem descartados no meio ambiente, os containers são reutilizados como alternativas renováveis e limpas na construção civil, diminuindo a quantidade de lixo descartado. De acordo com dados da World Shipping Council, em 2018 havia em todo o mundo mais de 18 milhões de containers marítimos para transporte em circulação. A partir da construção em container, parte desse ‘lixo’ pode ser reutilizado de forma a contribuir para a sustentabilidade, como já acontece, uma vez que cerca de 5% do total desses containers são descartados anualmente para reciclagem.
Durante a construção, a sustentabilidade segue intacta, já que a construção em container é versátil e permite o uso de tintas à base d’água, a instalação de painéis solares, teto verde e isolante de PET, entre outras aplicações, além de demandar menos areia, tijolo, cimento e água, que permite à construção em container se aproximar ainda mais de uma prática de sustentabilidade. Outras considerações que favorecem a construção em container é o fato de ela ser financeiramente mais econômica (pode apresentar redução de até 30% nos custos totais da obra) e permitir agilidade na execução quando comparada aos meios tradicionais de construção.
Por fim, os containers apresentam uma vida útil muito extensa, podendo durar de 100 anos para mais com os devidos cuidados, outro caráter de sustentabilidade desse tipo de construção. O sucesso dos containers na construção civil é indiscutível, pois a sustentabilidade é assunto cada vez mais discutido em todos os âmbitos da sociedade e os containers de fato se aproximam da prática de importante para garantir a sustentabilidade na construção civil.
A Venda de Containers
Os containers estão disponíveis para compra em espaços físicos e através de sites de venda de containers, mas é na Locares Casa Container que você encontra diversos modelos de containers legalizados e prontos para lhe garantir uma construção sustentável, econômica e moderna.
Na Locares Casa Container, não apenas realizamos a venda de containers, mas também executamos projetos personalizados de casa container para que você realize o sonho de uma casa que reflita sua personalidade: Aqui, possuímos tanto modelos de casas e kitnets de luxo, (ótimas opções para quem busca praticidade, versatilidade e segurança, com garantia de um ambiente aconchegante, bem arejado e com boa iluminação) como também projetamos casas containers customizadas que oferecem maior flexibilidade e praticidade e permitem, dessa maneira, a construção de projetos customizados em qualquer tipo de terreno, seja de fácil ou difícil acesso.
Acesse nosso site ou entre em contato para conhecer nossas soluções em venda de containers!