Sabemos que ter uma casa container já é uma forma de estar contribuindo para a saúde do planeta, mas você sabia que ainda existem outras maneiras que podem ser agregadas para torna-la ainda mais sustentável?! E é sobre isso que vamos falar no post de hoje.
São diversos os recursos naturais que podem fazer da sua casa container um verdadeiro projeto sustentável. Veja a seguir quais são eles:
Como tornar sua casa container ainda mais sustentável
Opte pelas lâmpadas de baixo consumo
A primeira dica importante é optar pelas lâmpadas de baixo consumo, geralmente a LED é mais recomendada, por conta de gastar até 80% menos energia, o que a longo prazo representa uma economia significativa para seu bolso.
Prefira eletrodomésticos de baixo consumo de energia elétrica
Outra questão importante que contribuirá para a sustentabilidade em sua casa container é comprar eletrodoméstico de classe energética A ++ ou A +++. Isso porque, essas classificações consomem até 70% menos energia em comparação com os de outra classe.
Otimize o uso da lava-louças e da máquina de lavar
Simples medidas adotadas podem contribuir e muito com o planeta, como é o exemplo do uso da máquina de lavar. Portanto, ao invés de lavar apenas uma peça de roupa na máquina, acumule diversas peças, para lavar de uma única vez, economizando água e energia.
O mesmo acontece com a máquina de lava-louças, que ao ser utilizada cheia, em apenas um mês pode te ajudar a economizar até 400 litros de água. Também procure acumular diversas peças para passar de uma única vez.
Sempre reutilize
Cápsulas de café, tampinhas de garrafa PET, rolhas, pneus, garrafas, latas de atum e tantos outros produtos que seriam descartados como lixo podem ser reutilizados e transformados em novos objetos. O que vai representar economia para você, ajudar a extravasar sua criatividade e ainda fazer um bem danado ao planeta.
Tenha sempre plantas em casa
As plantas além embelezar a casa feita de container, funcionam como filtros energéticos e também melhoram a qualidade do ar. Basta escolher uma adequada ao seu lar para sempre ter em sua casa.
Separe o lixo reciclável
Todos os resíduos têm um fim e por isso a importância de separar o lixo corretamente, tais atitudes ajudam a causar menos impacto ao planeta do que ser descartado num aterro sanitário. Portanto, sempre separe o lixo reciclável do orgânico. Se não houver coleta seletiva na sua região, descarte-o num local de coleta de lixo reciclado ou até mesmo leve-o numa cooperativa mais perto de você.
Já o lixo orgânico pode se tornar adubo e o lixo eletrônico por exemplo, podem ser descartados em locais adequados que recebem este tipo de material.
Transforme o lixo orgânico em adubo
Uma forma de reduzir a quantidade de lixo nos aterros, enriquecer o solo e tornar suas plantas mais bonitas é muito simples: basta você transformar seu lixo orgânico em adubo. Para isso, você pode fazer sua própria composteira ou comprá-la no tamanho que preferir.
Nela você vai descartar o lixo orgânico como restos, cascas de frutas, legumes e verduras, saquinhos de chá, pó de café com coador de papel, jornal, papelão, entre outros. Até o chorume proveniente da matéria orgânica decomposta, ao ser diluído em água pode ser reutilizado também para adubar a terra.
Reutilize a água da chuva
Em algumas regiões do Brasil a chuva é mais abundante, sabia que é possível aproveitar este recurso natural, por meio de um sistema de captação de água da chuva que pode ser usada para limpeza de calhas, telhados, quintais e afins.
Tenha um telhado verde
Telhados verdes são uma ótima forma de amenizar a temperatura e são muito indicados em casas feitas de containers. Isso acontece, devido a cobertura vegetal formar um microclima, o que purifica o ambiente ao filtrar a água e retém o gás carbônico.
A vegetação do telhado verde em uma casa container auxilia ainda na drenagem da água da chuva, reduzindo assim a necessidade de escoamento de água e de sistemas de esgoto.
Com ele, é possível reduzir ruídos urbanos, manter o local mais agradável, e economizar mais energia, pois diminui o uso de climatizadores e ar condicionado.