Qual o tipo de tinta é ideal para casa container
Sabemos que a pintura é considerada a última etapa, no entanto muitas pessoas têm dúvida em qual o tipo de tinta deve ser usado em uma casa container.
Muitos mais além da estética, a pintura de uma casa de container contribuirá ainda mais para maior durabilidade da estrutura, desde que aplicada de maneira correta. Afinal, ela que irá garantir que o aço não sofra corrosão com o passar do tempo. Isso porque, tratam-se de tintas anticorrosivas que geralmente são usadas na indústria náutica.
Um dos tipos de tintas mais utilizados em container é a epóxi, que contém uma resina conhecida por seu uso para revestimento de piso, popularmente chamado de porcelanato líquido, por ser reflexivo e muito liso. Ela é resistente à abrasão, hidrofóbico e durável, além de apresentar uma boa cobertura sobre o metal. Embora possua aspecto brilhoso, pode ser encontrada nas versões com acabamento fosco.
Outra grande característica desse tipo de tinta é que ela é resistente aos raios solares e à chuva, permitindo o uso da casa container ao ar livre, já oferece proteção contra a corrosão.
Preparação da casa container para receber a pintura
Lavagem
O primeiro passo para uma casa container receber a pintura é dar início ao processo de lavagem, cujo intuito é remover todos os materiais da superfície que são complicadores para a pintura, como óleos, graxas, poeiras etc. Normalmente, nessa etapa, é utilizado um detergente biodegradável, porém, em alguns casos mais severos, são usados produtos químicos.
Remoção da corrosão
Em seguida, a próxima etapa é remover toda a corrosão presente na estrutura para a tinta ter uma boa aderência. Vale ainda ressaltar que, como praticamente todo ambiente tem uma umidade relativa do ar de acordo com o horário do dia e época do ano, a pintura da casa container deve ser feita imediatamente após removida a corrosão e sempre em ambiente controlado.
Limpeza do container
Removida a corrosão, é hora de higienizar o container. Dessa vez com ar comprimido, eliminando toda a poeira de aço que fica na chapa e principalmente nos cantos. Sem essa limpeza a corrosão do aço será quase instantânea e assim todo o trabalho de tratamento de superfície e pintura terá que ser refeito.
Aplicação da tinta
Após realizada todas as etapas, a casa de container pode receber a pintura, lembrando que é preciso sempre utilizar tinta de maior durabilidade, anticorrosiva e alto desempenho, que ofereça flexibilidade, excelente aderência e impermeabilidade.
Tempo de cura
Concluída a pintura da casa container, é preciso respeitar o tempo da cura de cada tinta. Normalmente, para as tintas de alto desempenho é preciso aguardar aproximadamente 7 dias, somente após este período é que o setor de controle de qualidade libera o container customizado para ser transportado ao seu destino final.
Testes de qualidade
Lembrando que é fundamental realizar testes de aderência com base em padrões ABNT, para garantir uma total eficiência da pintura na casa container.
Técnicas utilizadas na pintura da casa container
Pintura eletrostática
O metal é um material difícil de se pintar, as tintas comuns acabam descascando ou não possuem a aderência necessária e por isso a importância de usar uma tinta específica na casa container. Uma das técnicas aplicadas é a pintura eletrostática a pó, que permite a polimerização da tinta, o que pode ser entendido como deixar a tinta em um estado gelatinoso. Isso transforma a tinta em uma película pastos e homogênea, que ganha resistência mecânica notória depois de esfriada.
Essa pintura é chamado de eletrostática porque a tinta recebe uma carga elétrica oposta à peça para uma melhor aderência, antes de ser levada até a estufa e ser polimerizada. Dentre as vantagens desse tipo de pintura estão: cobertura uniforme do metal; durabilidade; resistência à corrosão; resistência a altas temperaturas; resistência a raios UV e resistência ao impacto.
Dessa maneira, é uma ótima solução para os containers, que frequentemente ficam sujeitos às intempéries climáticas. É perfeito para aplicações que envolvam movimentação do container e demandem durabilidade ou para aplicações ao ar livre.
Pintura airless
Esse método de pintura da casa container consiste no uso de uma pistola para pintura que não utiliza ar para pulverizar a tinta. Diferentemente da pintura com compressor de ar, esse pulverizador não gera uma névoa de tinta, por pintar em um formato de leque.
Isso garante um trabalho mais limpo, que não respingue em outras superfícies. Além disso, o pulverizador airless é mais silencioso e garante mais uniformidade para a pintura. Mas, afinal, é melhor fazer pintura eletrostática a pó ou usar pistola airless? Tudo depende da aplicação desejada para o container.
A pintura eletrostática tem maior qualidade e é perfeita para quando se exige mais do container. Ela pode ser vista como uma economia no longo prazo, pois dura mais, mesmo sendo mais cara. A pintura airless é mais rápida, barata e prática. Quando a intenção for transformar o container em outra coisa, como uma casa, é a melhor opção. Também é ideal para algumas aplicações pontuais na indústria. Em conclusão, cada situação merece uma análise para definir o método mais vantajoso de pintura.