O piso de cerâmica é um material amplamente utilizado em diversos tipos de projetos na área da construção civil, até mesmo da casa feita de container.
Dentre as principais vantagens de adotar esse tipo de piso, é por ser uma opção com grande durabilidade e mais econômica, além da diversidade de modelos que podem ser encontrados no mercado.
São muitos padrões e acabamentos que podem ser usados tanto em áreas internas das casas containers, como também em áreas externas, azulejos e superfícies molhadas ou secas.
O que levar em conta na hora de escolher o piso cerâmico para casa feita de container
Tipos
Escolher o piso é um detalhe super importante da obra, afinal é um revestimento que vai dar cor e acabamento a todos os ambientes, portanto, o primeiro passo é entender os diferentes pisos cerâmicos para escolher o ideal na casa feita de container.
Eles são classificados em Tipo A, B, C e D:
- A – Também chamado de cerâmica de primeira linha, esse tipo de piso cerâmico não apresenta defeitos visíveis e tem garantia de fábrica;
- B e C: considerados de segunda linha, esses tipos de piso cerâmico têm defeitos visíveis, mas ainda são resistentes e têm garantia;
- D: conhecido como refugo ou cerâmica de terceira linha, tem defeitos visíveis e não tem garantia de resistência.
Os pisos de cerâmica são ainda divididos por: piso antiderrapante, esmaltado e não esmaltado. O primeiro tem uma superfície mais rústica e abrasiva, enquanto o segundo, recebe uma camada de esmalte e, por isso, costuma ser mais brilhante e refletor; já o terceiro não recebe o esmalte e, por isso, é mais suscetível à infiltração de água.
Nível de absorção de água
Falando em infiltração de água, o segundo ponto a ser levado em conta na hora de escolher um piso de cerâmica para colocar em uma casa feita de container é analisar o nível de absorção.
Lembrando que os pisos cerâmicos usados em áreas molhadas devem apresentar baixo índice de absorção de água e baixa expansão por umidade. Importante pontuar que a resistência mecânica está diretamente relacionada a esta propriedade, ou seja, quanto menor a absorção de água, maior a resistência da peça.
Coeficiente de atrito
Esse é o termo que determina o nível de segurança de uma superfície (plana, em aclive ou declive), especialmente na presença de água, óleo ou outra substância. Para aplicação em áreas molhadas, é ideal que o piso tenha coeficiente de atrito superior a 0,4, considerada um atrito elevado.
Resistência à abrasão
A resistência à abrasão é o fator que determina qual tipo de tráfego o piso consegue suportar. Portanto, ao especificar um piso para um cômodo da casa container que haverá maior circulação de pessoas, a recomendação é levar em conta esse índice.
Acabamentos das superfícies
Além da grande variedade de desenhos que os pisos de cerâmica oferecem há também diversos tipos de acabamentos das superfícies, que se dividem entre acabamentos esmaltados, foscos ou naturais, proporcionando, assim, aparências rústicas, tridimensionais ou mesmo altamente polidas.
Vale ainda dizer que, o processo de pelo qual os revestimentos cerâmicos passam em sua fabricação pode refletir em pequenas alterações de cores de algumas peças ou de um lote, seja em cerâmicas tradicionais ou mesmo em porcelanatos. Portanto, uma dica imprescindível se o intuito é manter uma uniformidade, recomenda-se que as peças sejam compradas todas do mesmo lote, para evitar variações incômodas.
Dicas extras que irão te ajudar na escolha
Defina o local de aplicação: cerâmicas para parede têm resistência menor do que as cerâmicas para piso. Portanto é indicada a utilização de tipos diferentes e com argamassa mais flexível.
Escolha o piso certo para cada ambiente: De uma forma geral, a garagem e o banheiro, por exemplo, precisam de pisos diferentes, pois recebem impactos diferentes. O que não quer dizer que um piso seja melhor do que o outro, e sim mais adequado para determinado ambiente.
Confira se o produto é de qualidade: Resistência a impactos, lascamentos, manchas, uniformidade no tamanho das peças e resistência a mancha de água são alguns dos fatores que fazem a diferença.
Pesquise sobre o fabricante: Saber a procedência do piso é essencial para reconhecer suas propriedades. Conheça sua política de qualidade e busque indicação de outros clientes.
Leve em consideração os cuidados com o piso: A durabilidade do produto também depende dos cuidados que serão dados a ele. Por isso, na hora de escolher o tipo ideal, é preciso pensar nos detalhes e saber, por exemplo, se móveis serão arrastados ou como será feita a limpeza.
Pense na limpeza e manutenção: Pisos com textura lisa ou com menos ranhuras são mais fáceis de limpar.
Analise a luminosidade do ambiente: em ambientes mais escuros, por exemplo, podem ser usados pisos em tons mais claros para dar luminosidade