A arquitetura sustentável está cada vez mais requisitada e valorizada, em que a grande maioria das pessoas fazem uso de containers para criar projetos customizados.
Seja na construção de casas containers, escritórios, lojas até grandes infraestruturas. A versatilidade desses módulos é capaz de transformar inúmeros projetos funcionais e inovadores.
Além do apelo ecológico, a facilidade de montagem é também uma das grandes vantagens de um container customizado. Até porque, através de seus tamanhos padronizados, é possível criar uma estrutura modular que permite infinitas possibilidades de intervenção no material, de modo que ele se adeque a diversos usos.
Veja algumas maneiras que podem ser aplicadas em seu projeto customizado
Uso Residencial
Entre as diversas possibilidades de projetos customizados, está a casa container. O uso residencial permite utilizar diversos tipos de materiais internos e externos, bem como garantir um bom isolamento térmico e acústico, a fim de oferecer um espaço agradável e confortável.
Visto que, a estrutura de caixa, portas, janelas, coberturas, pisos e paredes pode ser completamente pré-fabricada na indústria, diminuindo o tempo de construção in loco.
Veja um exemplo de casa container:
Uma família de quatro pessoas resolveu construir uma casa container na Austrália, que consiste em uma mistura densa de casas de trabalhadores e pequenos terraços. Com uma fachada simples escondendo um conjunto de tijolos e alpendres no quintal com vista para as ruas, que contrasta com a simplicidade da fachada da rua. O objetivo da casa container, foi maximizar a funcionalidade do interior e os espaços disponíveis, e também responder ao contexto criando um único edifício a partir de três pequenos objetos.
Uso Comercial / Institucional
Os usos comerciais e institucionais também podem se beneficiar dos containers, seja na construção de consultórios, escritórios, restaurantes, entre muitos outros tipos de comércios. Nele, é possível incluir divisórias para banheiros, por exemplo, e fazer acabamentos que tornem o local personalizado e de acordo com as necessidades do negócio.
Veja um exemplo de container customizado para uso comercial:
Localizado em Tel Aviv, na cidade Israel, o container escritório nomeado como Potash Architects é a sede das operações do Porto de Ashdod. O edifício foi construído a partir de 7 containers empilhados, onde teve uma estrutura posicionada em um ângulo de 30 graus para abrigar uma escada para o segundo andar. O container customizado dispõe ainda de um espaço de eventos. A escolha por vidros, aconteceu devido a possibilidade de garantir a luminosidade e integração com o resto do espaço, proporcionando um ambiente mais arejado e agradável.
Grandes infraestruturas
Os containers podem ainda ser usados em grandes infraestruturas, já que são capazes de serem empilhados uns aos outros até chegar no tamanho desejado. Através de diferentes estratégias projetuais ele pode configurar um elemento fundamental para criar edifícios efêmeros ou fixos para o uso público.
Veja um exemplo de uma grande moradia estudantil em Amsterdã:
O imenso projeto em container é conhecido como Keetwonen, uma moradia estudantil em Amsterdã construída com 1034 containers reciclados. Trata-se do maior projeto residencial com containers do mundo, no qual possui uma área total de 31 mil m². Cada apartamento possui varanda privativa, banheiro, cozinha e uma pequena sala.
Além disso, os containers customizados contam com supermercado, salas de estudos, lanchonetes e área esportiva. Keetwonen integrou um telhado para acomodar a drenagem de águas pluviais, enquanto proporciona a dispersão de calor e isolamento para os containers abaixo.
As grandes janelas, oferecem uma vista panorâmica e luz natural e, até mesmo, um sistema de ventilação automática com velocidades variáveis. O aquecimento é a partir de um sistema de caldeira de gás natural central. As unidades são organizadas em “blocos” e cada bloco contém uma unidade de serviço com eletricidade centralizada, internet e sistemas de rede. Os blocos têm uma área fechada interna para estacionamento de bicicletas.
Todo o projeto foi concebido de acordo com a maneira que os estudantes gostam de viver: um lugar para si sem ter que dividir o chuveiro e vaso sanitário com estranhos. Mas, ao mesmo tempo, a ideia é oferecer uma gama de possibilidades para participarem da vida social do dormitório, incluindo as festas.