Construção em Container: O que Você Precisa Saber
Atualmente, com o avanço da tecnologia, cada vez mais, surge a necessidade de se investir em métodos sustentáveis de moradia. Por conta disso, a construção em container e os módulos habitáveis tornaram-se a nova tendência, pois oferecem vários benefícios, como, por exemplo, o investimento realizado em projetos personalizados com container são muito mais rentáveis se comparados a uma construção civil, além de terem uma grande durabilidade.
Mesmo que o container simplesmente seja uma estrutura metálica que, originalmente, era utilizada para o transporte de diferentes tipos de cargas, hoje em dia, é possível reutilizar tais módulos. Diante disso, os arquitetos começaram a ter um novo olhar para esse material que, anteriormente, era descartado de modo incorreto, danificando o meio ambiente.
A construção em container pode ser utilizada para os mais variados tipos de projetos personalizados. Se você possui um terreno e quer começar a construir sua casa, muito provavelmente, você já deve ter visto a construção em container.
Por mais que seja atraente, é preciso deixar claro que a construção em container não dispensa a contratação de arquiteto, pois é este profissional que irá orientar a maneira adequada de realizar o projeto personalizado da sua residência.
Além disso, os trâmites para aprovação dos módulos de container junto às prefeituras e registro imobiliário são os mesmos de uma casa de alvenaria. Quer saber mais sobre a documentação necessária para realizar a construção em container? Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber.
Documentação Necessária para Realizar a Construção em Container
A construção em container, normalmente, consiste em edificações como qualquer outra área construída, ou seja, é necessário passar por uma série de requisições e documentações. Isso porque as leis que regem a construção de projetos personalizados em containers são idênticas a qualquer outro modo de construção.
Seja numa construção em alvenaria ou numa construção em container, é preciso seguir uma série de regras e documentos exigidos. Mas, de acordo com a região, essas documentações podem variar, por isso, recomendamos que você sempre veja as exigências com as competências legais do local antes de iniciar qualquer obra em seu terreno.
Desse modo, entende-se que o projeto de container necessita também da aprovação na Prefeitura, e de registro imobiliário. Isso porque, como já mencionado, a construção em container é igual a toda edificação erguida em um terreno, e se você não deseja sofrer com transtornos futuramente é preciso ter a aprovação da prefeitura do seu município, caso não queira ser multado ou ter o projeto embargado.
Uma dúvida que norteia muitos que desejam realizar a construção em container é se após aprovação na Prefeitura, é preciso de registro imobiliário e pagar IPTU?
Embora seja uma casa container, ao ser instalado sobre um terreno ele passa a ser considerado uma edificação e portanto se faz necessário ter o registro imobiliário com sua matrícula averbada no município da sua cidade. Desse modo, entende-se que com toda certeza é preciso que o seu projeto personalizado tenha registro imobiliário e pague IPTU bem como todos os demais impostos e taxas do município que as casas de alvenaria pagam, como, por exemplo, conta de água e elétrica.
Além disso, existem documentos básicos e etapas para que você consiga construir uma casa container, que são:
O primeiro passo é realizar a abertura do alvará de construção na prefeitura, mas para isso é preciso ter matrícula do imóvel registrada em cartório, junto com um documento que indique que há um profissional de engenharia ou arquitetura responsável pelo projeto personalizado da sua casa container.
Após ter a construção em container concluída, uma vistoria dos órgãos públicos será feita para averiguar se foram seguidas as regras de segurança conforme planejado. Em seguida, após verificar que todo o projeto da casa está dentro dos conformes, será emitido um certificado de conclusão de obra.
Por fim, é realizado o registro e cadastro de imóvel junto à Prefeitura. Nesta etapa você fará um registro imobiliário, ou seja, indicará que em seu terreno foi construído um imóvel para que ele receba um número de cadastro e esteja dentro da legalidade.
Construção em Container: Praticidade, Agilidade e Economia
A Locares Casa oferece estruturas completas para realizar a construção da sua casa em container a partir de um projeto personalizado, prático, ágil e muito econômico.
Como visto, a construção em container necessita cumprir com todos os processos igualmente a qualquer tipo de obra, os principais diferenciais encontrados desse tipo de área construída é o método sustentável feito a partir do reaproveitamento do material.
Além disso, a construção em container é uma estrutura fácil de customizar e é sustentável. Por isso, busque a Locares casa e realize o sonho da casa própria de uma maneira mais simplificada, faça seu investimento de forma permanente em inovação e tecnologia.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento!