Container comercial e suas versatilidades
O container comercial pode ser adaptado aos mais diversos segmentos, dentre alguns exemplos podemos citar: escolas, consultórios, lanchonetes, cafeterias, lojas e uma grande infinidade de opções.
Os projetos em containers podem ser divididos em edifícios comerciais e corporativos. Embora ambos se assemelhem em alguns pontos, existem algumas diferenças entre eles, veja a seguir quais são.
Projetos de containers na área corporativa
Os containers corporativos são aqueles que apresentam a marca da companhia. Geralmente a estrutura do edifício é utilizada apenas por uma única empresa.
Nesse espaço encontram-se todos os recursos humanos e são realizadas todas as etapas de atendimento ao cliente. Podem-se encontrar salas especiais para gerentes, diretores e presidentes da empresa também. Em resumo, esses tipos de projetos de containers customizados são totalmente adaptados de acordo com a identidade da empresa, o que proporciona mais visibilidade ao negócio.
Geralmente, os containers corporativos são utilizados por empresas de médio e grande porte, já que demandam um custo maior comparado com projetos em containers mais básicos.
Projetos de containers na área comercial
Diferentemente do que ocorre com edifícios corporativos, o container comercial é utilizado por um ou mais profissional e pode ser adaptado a ramos diferentes. Ou seja, dependendo do segmento da empresa ou área do profissional, há pouca visitação de clientes. Com isso, a localização e a sofisticação do imóvel nem sempre devem possuir elevada preocupação.
Essa opção é comumente utilizada por pequenas empresas, startups e profissionais autônomos, como dentistas, advogados, engenheiros, publicitários, entre outros. Isso é possível devido à proposta dos edifícios comerciais, já que em sua maioria, são compostos por salas independentes.
Vale mencionar ainda que o container comercial pode ser totalmente customizado de acordo com as necessidades de cada proprietário. Exemplo, se houver a necessidade de incluir um banheiro ou até mesmo um espaço para depósito é possível. O tamanho e a distribuição dos espaços devem ser alinhados antes na planta, de modo que garanta que os ambientes sejam práticos e funcionais. Os materiais utilizados no container comercial também ficam a critério do cliente.
Quais os custos que vou ter um container comercial ou corporativo
Imagino que você deve estar se perguntando quais os custos que tem comprar um container customizado, seja ele comercial ou corporativo. O primeiro fator que deve ser considerado é saber o tamanho e o tipo de container que deseja adquirir.
Em seguida, planejar a planta do projeto e listar todos os materiais a serem utilizados para definir um orçamento total. em seguida, após a finalização e entrega do container comercial é hora de planejar qual será o custo operacional mensal, ou seja, a quantidade de recursos financeiros que a empresa gastará mensalmente para se manter em funcionamento.
Logo, para entender e determinar a margem de lucro de um negócio e garantir a sua saúde financeira é fundamental calcular o gasto operacional. Além disso, ao calculá-lo, é possível melhorar a visualização das despesas de uma maneira mais global, identificando os possíveis itens de redução de custo e de aumento no faturamento.
A importância do container comercial para a sustentabilidade
Os containers são estruturas reaproveitadas e por essa razão acaba se tornando uma excelente alternativa sustentável. Além de se tratar de um módulo pré-fabricado, acaba economizando com o uso de diversos materiais que seriam utilizados em uma construção comum, bem como optar por adotar materiais de baixo consumo de energia.
Cabe ressaltar que, a iluminação natural não deve ser compreendida exclusivamente como uma fonte de economia energética, mas sim, como o meio para conseguir ambientes mais acolhedores, mais humanizados e que permitam um melhor desenvolvimento das atividades humanas.
Já a energia renovável é uma outra questão que pode ser usada nos projetos em containers. Enfim, dentre tantas as alternativas para minimizar os impactos na natureza, pensar em obras que não tenham preocupação com sua construção e manutenção no futuro é terrível. Pensar em sustentabilidade é pensar em longo prazo.