Estações de metrôs construídas a partir de containers
Quem passa pelo norte de Copenhague, na Dinamarca se depara com duas estações de metrô feitas em containers: a Orientkaj e Nordhavn. Ambas tinham o mesmo propósito que era de revitalizar a área pós-industrial com um design e aparência voltados para passageiros com capacidade de receber 9.000 usuários diários.
As duas estações de metrô conectam a Estação Central de Copenhague a Nordhavn em apenas 4 minutos e cada uma delas foi projetada com características específicas do local. As duas estações de metrô feita em containers revelam o potencial do novo distrito da cidade de Copenhague, permitindo um transporte mais eficiente e sustentável entre os bairros individuais e o resto de Copenhague.
Tanto a estação Orientkaj no subsolo quanto a estação Nordhavn subterrânea enfatizam o conforto do passageiro com elementos claros de localização e uma abundância de iluminação para proporcionar conforto e segurança. No entanto, possuem características visuais distintas que refletem o caráter das áreas urbanas que servem.
Orientkaj
A estação de Orientkaj, no subsolo, foi inspirada no uso de containers de transporte como um aceno para os edifícios brutalistas e portuários de larga escala com construção quadrada de vidro, concreto e alumínio.
Grandes extensões de vistas da moldura de vidro, o projeto em container utilizou revestimento reflexivo de alumínio anodizado, sujo objetivo foi tornar um marco local atraente capaz de abranger mais de 1.500.000 metros quadrados. Com características brutalistas e arquitetura industrial, celebra os volumes em grande escala, onde se destaca pelo detalhamento interno da iluminação à paleta de materiais.
Ancorada por garras de concreto ousadas no porto de Copenhague, a estação foi projetada oferecendo um modelo para futuras estações subterrâneas no desenvolvimento de Nordhavn. As vistas da plataforma da estação também foram uma consideração importante do projeto: as grandes portas de tela de vidro permitem aos passageiros olhar através do Øresund para a Suécia.
Duas escadas de concreto rotacionadas conectam a estação ao nível do solo. Sob a estação, os vãos de concreto e os cais em forma de V minimizam a área útil da estação, maximizando o espaço urbano aberto e flexível para acomodar uma variedade de usos futuros, incluindo ciclovias e espaço público urbano ao longo da orla.
Dentro da estação, o vasto salão retangular é livre de colunas, suportado pelas estruturas externas de concreto. Clarabóias imitando os telhados dos galpões encontrados nos antigos edifícios industriais da área permitem que a luz natural entre, enquanto as luminárias integradas proporcionam uma luz agradável à noite.
A escala do exterior de concreto brutalista é justaposta com detalhes polidos no interior, acrescentando material prático à estação: o mosaico hexagonal branco cobre as escadas e as torres de elevação, enquanto os cantos foram arredondados para um acabamento mais suave e agradável ao homem.
Nordhavn
Já a estação de container nomeada como Nordhavn adotou o uso de painéis cerâmicos dobrados, do tipo origami e um interior revestido em azulejos vermelhos. O projeto em container é conhecido como uma cidade de mobilidade sustentável, onde é mais fácil andar de bicicleta ou usar o transporte público do que dirigir seu próprio carro.
A estação de containers Nordhavn fornece continuidade de design com a linha de metrô Cityringen M3, cujo objetivo foi poder criar uma experiência de viagem perfeita para os passageiros que viajam entre as duas linhas. As fachadas internas são revestidas em azulejos vermelhos característicos das estações de intercâmbio de Cityringen, enquanto os painéis de cerâmica dobrados também proporcionam uma sensação de movimento, criando uma grande revelação no túnel de transferência.
Outro detalhe marcante são os revestimentos angulares das paredes que revelam uma tonalidade diferente, mudando de branco para vermelho à medida que os passageiros passam. A busca intuitiva de trajetos foi uma consideração importante do projeto para esta estação subterrânea, com linhas de visão claras entre a estação subterrânea e os túneis de transferência, permitindo que os usuários vissem todo o caminho até o outro lado, melhorando a sensação de conforto e segurança.