Os containers que antigamente eram materiais descartados, hoje permitem serem utilizados para desenvolver inúmeros projetos, sejam eles comerciais ou residenciais.
Por contribuir para uma obra mais rápida, econômica e sustentável, o uso dos containers gerou grande interesse para muitos empreendedores, que viram nos módulos habitáveis uma possibilidade de desenvolver projetos inovadores e criativos, como é o caso do hotel de container.
Hotel Container em Foz do Iguaçu
Localizado em Foz do Iguaçu, o hotel container nomeado como Tetris, em referência ao famoso jogo de empilhar e encaixar peças, foi construído com 15 containers adaptados como quartos, cozinha e área de lazer.
O projeto de container teve como principal objetivo conscientizar a todos sobre a importância da sustentabilidade, para isso o hotel container conta com recursos como aquecimento solar, onde a água utilizada passa por aquecedores solares que ficam no teto, dessa forma reduzindo o consumo de energia elétrica.
Também foi utilizado um telhado coberto com grama, revestido com uma manta especial, evitando a infiltração e contribuindo para um bom desempenho térmico, além de ajudar no controle da temperatura interna dos cômodos. As madeiras utilizadas no projeto em container tratam-se de madeiras reutilizadas, assim evitando o desperdício e corte de novas árvores. Na iluminação, a escolha pelas lâmpadas LED foi por oferecer maior durabilidade e ainda ajudar na redução do consumo de energia.
Os pisos drenantes instalados no hotel de container teve como intuito facilitar a absorção da água e a chegada dela aos lençóis freáticos. Além disso, para garantir um projeto ainda mais sustentável, a construção de container desenvolveu um projeto para armazenar e reutilizar a água da chuva, por meio de um sistema próprio de tratamento de efluentes por zona de raízes.
Esse procedimento é realizado por meio de plantas que fazem a filtragem da água que, em seguida, é usada para regar os jardins. Para garantir maior conforto térmico e acústico, o hotel container utilizou de mais de 100 mil garrafas pets para realizar o isolamento termo acústico do projeto.
Hotel Container em Cabo Frio
O Hotel container em Cabo Frio, Rio de Janeiro é um projeto sustentável, oferecendo ambientes aconchegantes que utiliza pneus, pallets e pisos de madeira para compor uma decoração rústica e sofisticada.O projeto de container conta com sistema de aquecimento solar e ar condicionado, para garantir maior conforto térmico foi utilizada uma tinta específica no container que ajuda a reduzir a temperatura dos módulos habitáveis.
O hotel container conta com quartos privativos, duplos, triplos e quádruplos, além de quartos coletivos para até 6 e 8 pessoas. Também oferece uma área social com bar e sofás ao redor do hotel.
Hotel Container no Uruguai
Localizado no Uruguai, o projeto de container conhecido como Container Design Loft, oferece um espaço luxuoso e confortável para os visitantes. A ideia do hotel container foi apresentar uma maneira inovadora e diferenciada para os turistas relaxar.
Com um estilo vintage, o hotel de container construído a partir de quatro containers é todo decorado com mobílias dos anos 50 e 60 reformadas. Cada apartamento contém um quarto de casal, banheiro, uma sala de estar e uma cozinha. Também conta com aquecedor solar de água no telhado e iluminação LED.
O projeto em container teve como intuito criar um espaço externo agradável para conectar os visitantes diretamente com o meio ambiente, garantido lindas paisagens composta pela floresta e o mar.
O hotel container também conta com um jardim autossustentável que possuem plantas locais e oferece uma banheira de hidromassagem ao ar livre. Além de uma horta, onde cultivam diferentes tipos de vegetais, flores comestíveis e ervas aromáticas que usam na cozinha para coquetéis e preparar refeições no fogo de madeira especialmente projetado para o exterior.
Hotel Container na República Checa
O projeto de container nomeado como o Artikul Container Hotel está localizado na cidade de Treboutice, República Checa. Com um design moderno e clássico, o projeto foi construído com três containers, oferecendo cinco quartos que podem acomodar até 13 pessoas por vez.
No térreo é possível encontrar instalações sanitárias, uma sala técnica, um depósito em um quarto de hóspedes. As janelas grandes garantem maior entrada de luz natural para todos os quartos, proporcionando ambientes confortáveis e arejados.
O hotel container conectado a uma fonte de energia elétrica local possui um reservatório integrado que fornece água para os chuveiros e pias. No telhado foram utilizados toldos desenvolvidos com tábuas de madeira recicladas, que proporcionam sombra nos meses de verão.