No mês de novembro, Londrina receberá um conceito de arquitetura sustentável e diferenciado, o Parque Gastronômico em containers. O empreendimento criado por um grupo de empresários será instalado na Avenida Saul Elkind. Nomeado como Londrina Park Container, o novo projeto funcionará como um centro gastronômico e de diversões. O local escolhido, foi uma das principais vias da cidade, em frente ao Terminal Vivi Xavier e contará com uma área de 3.500 m².
A escolha da região foi algo estratégico, isso porque, de acordo com um dos idealizadores do projeto, a região norte de Londrina corresponde a mais de 25% da população da cidade e possui um alto potencial de consumo e grande nível de independência dos moradores em relação aos demais bairros da cidade.
Segundo a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina), em média, cerca de 20 mil pessoas passam por dia nessa avenida, de acordo com a CMTU. O projeto feito de container vai abrigar 30 operações que abrangem a área gastronômica, de lazer e entretenimento. Na área gastronômica, serão 24 operações exclusivas, ou seja, um estabelecimento por segmento.
Além disso, contará com dois palcos para apresentações, telões, playground, deck e ambientes para toda a família. O local poderá acomodar cerca de até 400 pessoas sentadas, número que pode ser ampliado para 500 pessoas, além disso, haverá ainda 120 vagas de estacionamento, bicicletário, espaço Kids, Clube da Aventura, ambiente PET Friendly.
O Park Container também vai receber feiras de artesanato e bazar, além de contar com 34 opções gastronômicas. A ideia de optar pelo uso de containers foi justamente poder oferecer um conceito de parque gastronômico inovador. De acordo com os idealizadores do projeto em container, a ideia seria construir algo que trouxesse nova experiência de consumo para a região norte de Londrina, ou seja, um local que contasse com uma variedade gastronômica rápida e acessível.
O conceito foi inspirado nos parques ao ar livre, grande tendência na Europa, a fim de proporcionar uma gastronomia com preço justo aliado a um ambiente familiar descontraído.
Vários estabelecimentos já estão previstos para serem instalados no parque gastronômico de containers. Dentre a variedades de comidas, os visitantes poderão encontrar pizzas, batatas recheadas, comida japonesa, árabe, italiana e o tradicional pastel brasileiro.
Além de sucos, chopp, espetinhos e outros petiscos também poderão ser consumidos. O objetivo é proporcionar um espaço agradável, funcional, sustentável e com acessibilidade para diferentes públicos, desde crianças a idosos, ofertando um ambiente físico.
Na construção do projeto, houve a preocupação de inserir um sistema de reaproveitamento de água da chuva, para isso foi desenvolvidos espaços cobertos por vegetação para absorção da água da chuva, de maneira que funcionem como climatizadores naturais, além de outros parcialmente cobertos com estruturas de ombrelones e vegetação arbórea.
Outro ponto a ser destacado foi a acessibilidade que o projeto em container oferecerá desde as calçadas até os banheiros e fraldários, bem como os cuidados com a separação correta de lixo e construção de uma faixa de serviço.
As obras do Londrina Park Container tiveram início em junho e a inauguração está prevista para acontecer no dia 3 de novembro. O espaço deverá funcionar nos dias de semana, das 18h às 22h e aos sábados e domingos, das 11h às 23h.
FONTE: https://24horas.com.br/cult/zona-norte-de-londrina-ganha-parque-gastronomico-em-conteineres/