Falar de sustentabilidade é um assunto que agrada grande parte das pessoas, isso acontece devido as medidas ecológicas garantirem maior economia, além de contribuírem para um futuro melhor. E é possível encontrar todas essas vantagens no uso de containers, uma solução inovadora que vêm conquistando a arquitetura moderna. Como o exemplo, os projetos de Prédio em Container, veja alguns projetos para servir de inspiração.
Prédio de Container em Piracicaba
O Prédio de Container instalado na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo surgiu como uma alternativa de moradia mais econômica e prática para estudantes e trabalhadores que mudam para o município. Pequeno e aconchegante, a construção com container é ideal para pessoas que estão começando uma nova vida na cidade, por oferecer mobília e um preço de aluguel acessível.
O projeto container possui 28 apartamentos distribuídos em dois prédios de quatro andares. Todos os quartos foram feitos com containers revestidos com camadas de isopor e gesso, permitindo isolamento térmico, oferecendo um ambiente agradável e arejado.
Container City
Localizado no leste de Londres, o prédio de container nomeado como Container City, trata-se de um conjunto de módulos habitáveis à beira das águas cinzas do rio Tamisa no Trinity Buoy Wharf. O edifício container é composto por duas pilhas multicoloridas, empilhados em quatro andares e acomodando cerca de 70 pessoas.
O projeto de container foi desenvolvido com a ideia de oferecer 22 estúdios para artesões que desejam se instalar nas estruturas metálicas. Uma forma inovadora de construir um novo espaço de trabalho acessível, que criou acomodações elegantes e de alta qualidade, porém acessíveis, para vários usos.
Prédio Container SixtyOne
O Edifício Container chamado SixtyOne foi construído com 21 containers de 40 pés, formando três andares e 15 apartamentos na cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Com o objetivo de oferecer um projeto sustentável, a construção em container utilizou de tecnologias de aquecimento solar para água, temporizador, sensor de iluminação e medidores elétricos com cartões pré-pagos para energia e água.
A escolha do uso de containers foi devido a agilidade na construção, afinal, o projeto de container foi concluído em aproximadamente cinco meses, sendo que em uma construção convencional o tempo de conclusão iria ser pelo menos 10 meses.
Outro fator que levou aos proprietários optar pelos containers foi a possibilidade da redução de custos, além de se tratar de uma construção ecológica, pelo fato de se tratar de containers reciclados.
Prédio Container Estudantil
Localizada no Sul de Israel, na cidade de Sderot foi construído um Prédio de Container estudantil, que teve como finalidade oferecer um espaço para abrigar estudantes em apartamentos feitos com containers reciclados. O Edifício Container acomoda até 86 estudantes em 36 apartamentos de três quartos feitos de contêineres reciclados, que possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro.
O projeto de container teve como objetivo oferecer uma solução para a imensa falta de moradia estudantil a custo acessível na cidade, proporcionando aos estudantes conseguir uma moradia por um preço menor e ao mesmo tempo oferecer algo confortável e aconchegante.
Minicidade em Prédio Container
Localizada na cidade de Mumbai, na Índia, o gigante Edifício Container é considerada uma minicidade, funciona como uma comunidade, com abrigos temporários. O Prédio Container possui 33 andares, que atinge cerca de 100 metros de altura, onde as unidades são organizadas simetricamente ao redor do centro, que abriga as escadas e os elevadores.
As molduras das estruturas servem como dutos para os sistemas elétricos e hidráulicos, e carregam em suas laterais painéis solares e turbinas para geração de energia a partir do vento. Já os corredores são feitos com elementos vazados de terracota (argila cozida), produzidos pela própria comunidade, aproveitando a luz natural. O projeto de container também oferece espaços comunitários, para a interação entre as pessoas.
Além de moradia, o prédio de container também funciona como um centro de trabalho, onde se concentram indústrias de reciclagem de pequena escala. Cada apartamento tem as dimensões padrões do container (12m x 2,6m x 2,4m). As unidades são arranjadas simetricamente em torno de um núcleo central que abriga as circulações verticais, já os portais servem como dutos para os encanamentos e instalações elétricas.