Energia solar em um projeto de container: o que devo saber
Quem busca por um projeto de container sabe da importância que as práticas sustentáveis têm nos dias de hoje e com isso, a procura pela tecnologia de energia solar é cada vez mais procurada. Isso porque, além de ser uma fonte de energia renovável, as placas solares não lançam gases tóxicos na atmosfera nem precisam de grandes terrenos livres, diferente da energia eólica.
Lembrando que a energia solar pode ser definida como toda captação de energia luminosa que tenha como origem o sol. Tal energia é absorvida e depois armazenada em placas que pode ser utilizada para diversos tipos de projeto de container, sejam eles: casa container, escritório container, loja container, entre muitos outros.
Através das placas solares, a luz é captada e transformada em energia elétrica. Isso acontece porque a energia solar possui um espectro magnético e é justamente isso que será convertido em energia. E algo que deve ser ressaltado é como a energia solar funciona a noite, afinal sabemos que é impossível captar energia solar a noite, por isso, as placas solares vêm equipadas com baterias para armazenar o que foi captado durante o dia e serem utilizadas no período da noite.
Portanto, em dias nublados, mesmo com a menor incidência dos raios solares, é possível a captação sem grandes prejuízos. E, ao contrário do que muitos pensam, as placas solares funcionam melhor quando o clima está ameno do que em temperaturas extremamente altas, ou seja, mesmo no inverno, a produção de energia não cessa, ainda que um pouco menos em comparação ao verão.
Conheça os benefícios da energia solar no projeto de container
Além da questão da sustentabilidade, outro benefício de optar pela energia solar em um projeto de container é a redução no valor da conta de luz. E o que muitos não sabem é que o Governo traz alguns incentivos para quem adota essa tecnologia.
A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL elaborou um sistema de compensação para as pessoas que geram eletricidade em sua própria residência.
Funciona da seguinte forma: se a energia gerada pelas placas solares não for consumida totalmente pela propriedade, o restante será injetado na rede elétrica e, posteriormente, abatido no valor total. No geral funciona como uma espécie de crédito.
Principais dúvidas na hora de instalar energia solar em um container?
É comum surgir muitas dúvidas antes de instalar a energia solar em um projeto de container e a primeira delas é: quantas placas são necessárias? E a resposta é de que pode variar de acordo com o tamanho da estrutura, bem como a área de atuação e quantas vezes por semanas e horas por dia a energia solar deverá estar em funcionamento.
São muitos os fatores que devem ser levados em conta na hora de especificar a quantidade ideal de placas solares, afinal saber quantas pessoas moram no local e averiguar a proporção do local a ser beneficiado e as atividades que serão desenvolvidas ali também são essenciais nesse momento.
Outra pergunta comum é quantas horas de energia solar um projeto de container pode aguentar. Essa questão é algo que vai depender do tamanho das placas solares inseridas, em média, um container com 40 pés equipado com energia solar, por exemplo, é capaz de fornecer energia elétrica por cerca de nove horas por dia.
Por fim, qual é o tempo de vida útil de um painel solar? No geral, a energia solar em um projeto de container costuma durar entre 25 e 30 anos. E, de acordo com os fabricantes, existe uma perda de eficiência na captação de energia de 0,7% a cada ano. Então, ao chegar aos 25 anos de vida, uma placa fotovoltaica irá produzir cerca de 20% menos de energia e embora nesse período ela não pare, é aconselhável realizar a troca da placa, já que terá perdido muito da sua capacidade.